História de Faro
A história de Faro começou no século VIII a.C., seu nome era Ossónoba e era um dos centros urbanos mais importantes do sul de Portugal e pólo comercial, com base na troca de produtos agrícolas, peixes e minerais.
No século XI, seu nome foi alterado para Santa Maria Ibn Harun, nomeada em homenagem ao fundador da dinastia do Banu Harun, emires da Taifa de Santa Maria al-Gharb, substituindo o nome de Ossonba. A cidade é fortificada com um anel de muralhas.
Após a independência de Portugal em 1143, o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques e seus sucessores iniciaram a expansão do país para o sul, recuperando os territórios ocupados pelos mouros. Após a conquista do rei Afonso III, em 1249, os portugueses renomearam a cidade para Santa Maria ou Santa Maria de Faaron Faaram.
Nos séculos seguintes, Faro tornou-se uma cidade próspera devido à sua posição geográfica, porto seguro e exploração e comércio de sal e produtos agrícolas da costa, que aumentaram o comércio com os Descobrimentos Portugueses.
Os séculos XVII e XVIII são um período de expansão para Faro, que foi cercado por um novo muro externo durante a Guerra da Restauração (1640 - 1668), que cobria a área da cultura e da terra em um amplo semicírculo de frente para a Ria Formosa.
Faro deu um passo cosmopolita com a inauguração do seu aeroporto internacional em 11 de julho de 1965, durante a ditadura de António de Oliveira Salazar. Na última década, graças ao aumento da demanda turística no Algarve, a cidade possui o segundo aeroporto mais movimentado de Portugal, depois do Aeroporto da Portela, em Lisboa, com mais de 5 milhões de passageiros por ano. O aeroporto também é usado pelos turistas que estão indo para a Andaluzia devido a certos locais nesta região espanhola que estão mais perto de Faro do que de Sevilha.
Hoje, Faro é uma cidade modernizada, sede do distrito, onde podem ser encontrados todos os principais serviços institucionais portugueses. Desenvolve vários projetos culturais (teatro, cinema, música, dança), a partir da construção do teatro de figuras, em conjunto com o grupo de teatro do Algarve (ACTA), baseado no Teatro Lethes.
A Universidade do Algarve, fundada em 1976, com cerca de 10.000 estudantes, assumiu um papel de liderança em tecnologias relacionadas ao mar, a nível nacional e internacional, atraindo cada vez mais estudantes estrangeiros, através do programa Erasmus.
Faro é cercada pela Ria Formosa, um parque natural marinho, formado por lagoas e canais aquáticos, que se estende pelos municípios de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, cobrindo uma área de cerca de 18.400 habitantes. hectares ao longo de 60 quilômetros do rio Ancão até a praia de Manta Rota.
Esta área úmida, abriga centenas de aves marinhas e algumas espécies exóticas como flamingos (perfeitas para os amantes de aves). Não perca a oportunidade de visitar as ilhas desertas e não se esqueça de trazer protetor solar.
A excelência da comida é um marco de Faro. Legumes, carne, peixe e pratos exclusivos de frutos do mar frescos, como a cataplana, certamente conquistarão seu paladar. Dentro da cidade velha, você pode encontrar alguns dos restaurantes mais saborosos da cidade.