top of page

História de Faro

A história de Faro começou no século VIII a.C., seu nome era Ossónoba e era um dos centros urbanos mais importantes do sul de Portugal e pólo comercial, com base na troca de produtos agrícolas, peixes e minerais.
No século XI, seu nome foi alterado para Santa Maria Ibn Harun, nomeada em homenagem ao fundador da dinastia do Banu Harun, emires da Taifa de Santa Maria al-Gharb, substituindo o nome de Ossonba. A cidade é fortificada com um anel de muralhas.
Após a independência de Portugal em 1143, o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques e seus sucessores iniciaram a expansão do país para o sul, recuperando os territórios ocupados pelos mouros. Após a conquista do rei Afonso III, em 1249, os portugueses renomearam a cidade para Santa Maria ou Santa Maria de Faaron Faaram.

Faro's Beach
Downtown Square
Downtown
Downtown
stork
Palacete
Ludo
Ludo
Ludo
Fisherman Boat
Old City
Old City Square
Old City Entrance

Nos séculos seguintes, Faro tornou-se uma cidade próspera devido à sua posição geográfica, porto seguro e exploração e comércio de sal e produtos agrícolas da costa, que aumentaram o comércio com os Descobrimentos Portugueses.
Os séculos XVII e XVIII são um período de expansão para Faro, que foi cercado por um novo muro externo durante a Guerra da Restauração (1640 - 1668), que cobria a área da cultura e da terra em um amplo semicírculo de frente para a Ria Formosa.


Faro deu um passo cosmopolita com a inauguração do seu aeroporto internacional em 11 de julho de 1965, durante a ditadura de António de Oliveira Salazar. Na última década, graças ao aumento da demanda turística no Algarve, a cidade possui o segundo aeroporto mais movimentado de Portugal, depois do Aeroporto da Portela, em Lisboa, com mais de 5 milhões de passageiros por ano. O aeroporto também é usado pelos turistas que estão indo para a Andaluzia devido a certos locais nesta região espanhola que estão mais perto de Faro do que de Sevilha.

 

Hoje, Faro é uma cidade modernizada, sede do distrito, onde podem ser encontrados todos os principais serviços institucionais portugueses. Desenvolve vários projetos culturais (teatro, cinema, música, dança), a partir da construção do teatro de figuras, em conjunto com o grupo de teatro do Algarve (ACTA), baseado no Teatro Lethes.
A Universidade do Algarve, fundada em 1976, com cerca de 10.000 estudantes, assumiu um papel de liderança em tecnologias relacionadas ao mar, a nível nacional e internacional, atraindo cada vez mais estudantes estrangeiros, através do programa Erasmus.


Faro é cercada pela Ria Formosa, um parque natural marinho, formado por lagoas e canais aquáticos, que se estende pelos municípios de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, cobrindo uma área de cerca de 18.400 habitantes. hectares ao longo de 60 quilômetros do rio Ancão até a praia de Manta Rota.
Esta área úmida, abriga centenas de aves marinhas e algumas espécies exóticas como flamingos (perfeitas para os amantes de aves). Não perca a oportunidade de visitar as ilhas desertas e não se esqueça de trazer protetor solar.


A excelência da comida é um marco de Faro. Legumes, carne, peixe e pratos exclusivos de frutos do mar frescos, como a cataplana, certamente conquistarão seu paladar. Dentro da cidade velha, você pode encontrar alguns dos restaurantes mais saborosos da cidade.

bottom of page