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recebê-lo com segurança
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Protocolo Interno

Este Protocolo Interno da Sunlight House visa esclarecer funcionários e hóspedes sobre os mais recentes procedimentos de segurança implementados em resposta à minimização da propagação do coronavírus.

Todos os procedimentos descritos neste documento foram testados pela administração a fim de garantir a segurança de todos os envolvidos. Em caso de dúvida, deverá contactar a gestão, através dos contactos disponíveis no rodapé.

SINALIZAÇÃO E INFORMAÇÕES

A Administração colocou sinalização informativa sobre este Protocolo Interno de Segurança e medidas de auto-prevenção e controle de contaminação, no BackOffice, em todas as salas (painel informativo localizado na porta do quarto) e áreas comuns do edifício (afixado na parede de cada zona ). Os visitantes e colaboradores terão acesso a informação impressa sobre os procedimentos de segurança preventiva e um plano de contingência relacionado com a COVID-19 na receção ou online (no nosso site: www.SunlightHouse.pt/covid19).

Treinamento

Todos os colaboradores receberam formação técnica certificada pelo Turismo de Portugal sobre o surto de coronavírus COVID-19 no dia 30 de janeiro de 2022 e são informados sobre o Protocolo interno para manter o espaço deste alojamento totalmente imaculado, de acordo com regras mais rigorosas de prevenção e controlo de infeção do COVID -19 surto de coronavírus, incluindo os seguintes procedimentos:

  1. Higiene das mãos: lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou use desinfetante para as mãos com álcool 70° no mínimo, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até secar.

  2. etiqueta respiratória: tossir ou espirrar no antebraço flexionado ou usar lenço de papel, que deve ser imediatamente jogado no lixo; higienizar sempre as mãos após tossir ou espirrar e após assoar; evite tocar os olhos, nariz e boca com as mãos.

  3. conduta social: alterar a frequência e a forma de contato entre trabalhadores e entre eles e clientes, evitando (quando possível) contato próximo, apertos de mão, beijos, trabalhos compartilhados, reuniões presenciais e compartilhamento de alimentos, utensílios, copos e toalhas.

  4. Como cumprir a automonitorização diária para avaliação da febre, verificação da tosse ou dificuldade em respirar.

  5. Como cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde para a limpeza de superfícies e tratamento de roupa nos estabelecimentos.

CÓDIGO DE CONDUTA

É obrigatório o uso de máscara e/ou viseira nas áreas comuns do edifício.

Funcionários

  1. Todos os funcionários estão devidamente equipados com máscara e/ou viseira.

  2. Devem realizar automonitoramento diário para avaliação de febre, tosse ou dificuldade respiratória. Será obrigatório comunicar qualquer alteração do estado de saúde que indique sinais de infeção por covid, ainda que ténues.

  3. Mantenha a distância entre funcionários e clientes e evite contato físico, incluindo apertos de mão.

  4. Não entre e saia dos estabelecimentos com o uniforme do estabelecimento.

  5. Mantenha seu cabelo preso.

  6. Não é recomendado o uso excessivo de adornos pessoais (pulseiras, fios, anéis, etc.).

  7. Os intervalos e os horários das refeições não devem coincidir com outro colega para evitar a proximidade física na área da equipe.

  8. Os profissionais de limpeza devem sempre utilizar equipamentos de proteção individual e manter as devidas precauções no manuseio e aplicação de detergentes e desinfetantes, respeitando as medidas de segurança, em relação aos procedimentos de limpeza dos espaços, garantindo sempre uma boa ventilação dos mesmos.

Convidados

  1. Os hóspedes devem sempre usar máscara e/ou viseira em todas as áreas comuns do edifício, exceto na hora do pequeno-almoço, para que possam comer. Caso contrário, a recepção oferece máscaras por 5€.

  2. Os hóspedes devem utilizar os dispensadores de álcool-gel, disponíveis nas áreas comuns do edifício, para manter as mãos sempre desinfetadas.

  3. Evite tocar nos objetos decorativos.

  4. Mantenha a distância de 1,5m dos demais hóspedes e funcionários, evitando sempre o contato físico.

  5. Devem realizar automonitoramento diário para avaliação de febre, tosse ou dificuldade respiratória. Será obrigatório comunicar qualquer alteração do estado de saúde que indique sinais de infeção por covid, ainda que ténues.

  6. Pode solicitar a ajuda do staff a qualquer momento para esclarecer quaisquer dúvidas sobre os procedimentos corretos de segurança, dentro e fora do alojamento, ou caso pretenda alertá-lo para alguma situação irregular.

  7. Se desejar pode contactar a gestão na recepção ou através do telefone/WhatsApp 00351 920 540 207, email solarhousehostel@hotmail.com

 

MATERIAL DE LIMPEZA

Produtos de limpeza e desinfecção

- Álcool-Gel está disponível para desinfetar as mãos nas entradas/saídas do edifício, bem como em todas as casas de banho partilhadas e zona de pequenos-almoços.

- Dispomos de sabonete líquido para lavagem das mãos e toalhetes de papel, em todas as instalações sanitárias.

- Os integrantes da equipe terão acesso exclusivo à área de armazenamento de produtos químicos, preparada para eliminar todos os possíveis focos de contaminação viral. Os funcionários serão responsáveis pela limpeza e desinfecção de qualquer foco de contágio e deverão ser alertados pelo hóspede (na receção), caso seja necessário intervir.

EQUIPAMENTO - PROTEÇÃO INDIVIDUAL

  1. Todos os colaboradores terão acesso a máscaras e luvas descartáveis, bem como viseiras, batas e blusas que deverão ser higienizadas no final de cada dia de trabalho. A limpeza (lavagem a pelo menos 60ºC) das partes individuais do uniforme será da responsabilidade do respetivo colaborador.

  2. Os funcionários devem trazer uma muda de roupa para garantir que não haverá contaminação do vestuário exterior para o uniforme e vice-versa. Eles serão trocados no início e no final de cada turno, individualmente, na área de funcionários.

  3. A Gerência vai disponibilizar máscaras descartáveis pelo valor de 5€, aos clientes que dela necessitem para entrar no edifício.

PLANO DE LIMPEZA

Procedimentos Gerais

Cada área/sala deve ser limpa e higienizada por apenas um funcionário, evitando simultaneidade de colegas.

O lixo deve ser retirado de cada uma das áreas/salas diariamente, mesmo que não estejam cheios.

Áreas comuns e elevador

Todas as áreas comuns do edifício são desinfetadas no mínimo três vezes ao dia, incluindo cabine de elevador, maçanetas e todas as áreas de contato com as mãos. Em cada área haverá uma folha de registro de limpeza que será preenchida pelo oficial de limpeza diária.

quartos

Os lençóis são lavados a altas temperaturas (+60 graus) por uma empresa especializada na esterilização de roupa de hotelaria.

O quarto é completamente desinfetado após a estadia do hóspede.

 

WCs partilhados

Os banheiros compartilhados são limpos e desinfetados adequadamente várias vezes ao dia e possuem álcool-gel e lenços descartáveis para que o hóspede possa realizar uma autodesinfecção das áreas de contato, se necessário.

 

Cozinha

Por razões de segurança, neste momento, a cozinha e os seus utensílios (excepto o frigorífico) estão interditos aos hóspedes, como medida temporária, para minimizar o risco de contaminação cruzada, pois após o pequeno-almoço, todos os utensílios são cuidadosamente limpos e desinfectados pelo pessoal. Agradecemos a sua compreensão.

 

Terraço e sala de estar

Todos os objetos são limpos e desinfetados todos os dias. O hóspede deve assegurar que a manutenção do nível de limpeza e desinfeção dos objetos comuns não seja comprometida, minimizando o contacto físico direto com os mesmos.

NOMEAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS

A administração nomeia diariamente um membro da equipe que será responsável por acionar os procedimentos do plano de contingência em caso de suspeita de infecção. Este funcionário irá acompanhar a pessoa com sintomas até ao espaço de isolamento, prestar-lhe a assistência necessária e contactar o serviço nacional de saúde.

PROCEDIMENTO EM CASO DE CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE INFECÇÃO POR COVID19

O hóspede deve permanecer em seu quarto, evitar contato físico com outros hóspedes ou funcionários e comunicar-se imediatamente com os funcionários via e-mail (sunlighthousehostel@hotmail.com), telefone/WhatsApp (00351 920540207) para receber suporte e instruções sobre os seguintes passos :

PROCEDIMENTOS DE HOSPEDAGEM

  1. Os hóspedes devem contactar a linha nacional COVID para rastreio: 00351 808 24 24 24 24. Se necessário a gerência fará o contacto pelo cliente.

  2. O hóspede deve permanecer auto-isolado em seu quarto até que uma possível infecção seja perdida ou até que haja uma instrução médica expressa para deixar o prédio.

  3. Se o processo for alargado e implicar o prolongamento do seu período de reserva original, será fornecido um kit de apoio com água engarrafada, produtos alimentares embalados, máscara cirúrgica, luvas descartáveis, termómetro e sacos de lixo. O kit será entregue em uma hora previamente combinada com a gerência, por um funcionário, em uma sacola. A bolsa será deixada na porta do quarto, para que o hóspede possa buscá-la assim que o desenvolvedor sair da área. Durante este período, o hóspede deve colocar cuidadosamente todos os resíduos no saco de lixo diariamente e lacrá-lo adequadamente, com um nó na abertura, evitando que qualquer objeto pontiagudo o quebre. O saco de lixo será recolhido diariamente, em hora a combinar, por um funcionário designado para acompanhar o hóspede.

  4. Se confirmado o contágio por COVID19, o hóspede e acompanhante serão monitorados durante todo o processo de confinamento pela gerência, via WhatsApp, telefone ou e-mail, minimizando o risco de contaminação. O hóspede só deve sair das instalações após o consentimento do médico designado para acompanhar o caso, pelos serviços da Direção Geral de Saúde.

  5. O hóspede será responsável pela mudança da sua roupa de cama, que será fornecida num saco de lavandaria, no qual deverá colocar cuidadosamente a roupa de cama usada e deixar preparada e devidamente fechada, para ser recolhida numa hora a combinar.

  6. Qualquer ato de descumprimento das regras impostas não será tolerado e as autoridades responsáveis serão contatadas para cuidar da ocorrência.

  7. O hóspede será responsável pelos custos de prolongamento da estadia original. O custo da dormida será igual ao custo médio da dormida da reserva original e deverá ser pago no dia do check-out.

 

PROCEDIMENTOS DE PESSOAL

  1. Um/dois funcionários serão designados para auxiliar o hóspede durante o processo de investigação e eventual confinamento do hóspede e acompanhante. Esses integrantes farão a troca de horários com outros funcionários, evitando o contato físico direto nas áreas comuns e reservadas aos funcionários, como BackOffice e vestiários.

  2. O uniforme/roupa de trabalho deve ser usado apenas uma vez e deve garantir que seja lavado a temperaturas superiores a 60ºC

  3. Responsabilidades diárias (todas essas tarefas devem ser realizadas com viseira, máscara e luvas que devem ser descartáveis imediatamente após a tarefa):

    • Prepare e entregue o kit de apoio ao hóspede diariamente, colocando-o em um saco plástico: água engarrafada, produtos alimentícios embalados, máscara cirúrgica, luvas descartáveis, termômetro e sacos de lixo. Todos eles serão armazenados no BackOffice.

    • Retirada do saco de lixo do quarto do hóspede, diretamente no lixo indiferenciado público, ao final do dia.

    • Entregar e Recolher a roupa de cama, dentro de um saco de roupa suja, evitando sacudi-la ou sacudi-la, sem tocar no corpo e transportando-a diretamente para o local no BackOffice designado para o efeito.

    • Tanto o saco do lixo como o saco da roupa suja serão deixados do lado de fora da porta do quarto para serem recolhidos sem qualquer contacto com o hóspede assim que este voltar a fechar a porta.

    • Qualquer situação extraordinária deve ser imediatamente comunicada à administração.

    • Os incidentes devem ser registrados respectivamente no seguinte.

  4. No final do período de confinamento, o quarto deve ser arejado por um período mínimo de 48 horas e todos os objetos devem ser imaculadamente desinfetados e as almofadas substituídas por novas.

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